top of page

Senhor, Tu és o nosso Caminho

 

 

Com Maria, 13 de Setembro de 1917

“Ao aproximar-se a hora, lá fui, com a Jacinta e o Francisco, entre numerosas pessoas que a custo nos deixavam andar…. E penso: se esta gente se abate assim diante de três pobres crianças, só porque a elas é concebida misericordiosamente a graça de falar com a Mãe de Deus, que não fariam, se vissem diante de si o próprio Jesus Cristo?”[1]

 

Lemos a Palavra de Deus | Mt 2,13-14

“Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto.”

 

Meditamos com o Papa Francisco

“O repouso de José revelou-lhe a vontade de Deus. Neste momento de repouso no Senhor, pondo de lado os nossos numerosos deveres e actividades diárias, Deus fala-nos também. Fala-nos nas nossas orações e testemunhos e no silêncio do nosso coração. Reflictamos sobre o que nos está a dizer o Senhor, especialmente no Evangelho desta noite. Há três aspectos deste texto que vos peço para considerardes: primeiro, repousar no Senhor; segundo, levantar-se com Jesus e Maria; terceiro, ser voz profética.

O repouso, apesar de ser necessário para a saúde das nossas mentes e dos nossos corpos, com frequência é muito difícil de conciliar por causa das numerosas exigências que pesam sobre nós. Mas o repouso é essencial também para a nossa saúde espiritual, para podermos ouvir a voz de Deus e compreender aquilo que nos pede… Mas, como São José, uma vez que se ouviu a voz de Deus, temos de despertar do nosso sono; devemos levantar-nos e agir (cf. Rm 13, 11). A fé não nos tira do mundo, mas insere-nos mais profundamente nele. Isto é muito importante. Devemos caminhar em profundidade no mundo, mas com a força da oração.

Por fim, o Evangelho que ouvimos recorda-nos que o nosso dever de cristãos é ser vozes proféticas no meio das nossas comunidades. José ouviu a voz do Anjo do Senhor e respondeu à chamada que Deus lhe fez de cuidar de Jesus e Maria. Assim desempenhou ele o seu papel no plano de Deus e tornou-se uma bênção não só para a Sagrada Família, mas também para toda a humanidade. Não escondais a vossa fé, não escondais Jesus, mas colocai-O no mundo e oferecei o testemunho da vossa vida familiar.”

Encontro com as Famílias, Manila, 16 de Janeiro de 2015

 

Esforçamo-nos em casal - Retiro Anual

“E mais uma vez experimentarão a extraordinária eficácia destes dias passados com Deus. Qual é, então, o segredo dessa eficácia? Silêncio, missa diária, oração… tantas razões, sem dúvida. Mas a primeira razão, a mais decisiva, é outra. A fé, ao sopro da Palavra de Deus, desperta, consolida-se, volta à vida.”

Padre Caffarel, Carta Mensal das Equipas de Nossa Senhora, Fevereiro 1960

 

Rezamos o Terço - Intenção Mensal

Por todos os casais que são olhar acolhedor, mão que ampara e acompanha, palavra de conforto, abraço de ternura, tempo gratuitamente doado e sorriso para os que à sua volta deles têm necessidade. E também pelos casais cansados do caminho. Rezemos para que a todos Jesus revele a força da Sua graça que regenera e os ajude a caminhar pela estrada fecunda da vida conjugal e familiar!

 

As nossas intenções…

 

 

 

[1] In Memórias da Irmã Lúcia I, Secretariado dos Pastorinhos, 13ª Edição, Fátima, Outubro de 2007, pp 179

bottom of page