top of page
“O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”

 

 

Maria sempre nos aponta o caminho para chegar a Deus. Desde o seu primeiro “Fiat!”, Ela é o exemplo mais concreto de uma entrega total e absoluta a Deus. E é Ela também que nos pede um igual abandono: “Façam tudo o que Ele vos disser!”. Mas pede-nos com o carinho de Mãe.

 

Na Cova da Iria, Fátima, em 1917, Nossa Senhora aparece a três crianças que, a partir desse momento e na sua vida de todos os dias, aceitaram e viveram o desafio de Deus. Confiam no que a Mãe lhes pede e, com docilidade, entregam-se a Deus. Mas Nossa Senhora não os deixa sozinhos. Diz-lhes: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

 

“Não sei porquê, as aparições de Nossa Senhora produziam em nós efeitos bem diferentes (das aparições do Anjo). A mesma alegria íntima, a mesma paz e felicidade, mas, em vez desse abatimento físico, uma certa agilidade expansiva; em vez desse aniquilamento na Divina presença, um exultar de alegria; em vez dessa dificuldade no falar, um certo entusiasmo comunicativo.”[1]

 

Esta Peregrinação, proposta pelas ENS, tem essa mesma matriz. Em casal, partindo das aparições de Nossa Senhora em Fátima, relembradas através das Memórias da Irmã Lúcia, vamos, mês a mês, rezando o Evangelho e meditando com palavras interpeladoras e desafiantes do Papa Francisco. Também se propõe, em cada mês, uma vivência mais cuidada de um ponto concreto de esforço de forma a que, no final, nos encontremos com um novo vigor. Por último, é apresentada uma proposta de intenções para rezar o Terço.

 

A caminho!

 

[1] In Memórias da Irmã Lúcia I, Secretariado dos Pastorinhos, 13ª Edição, Fátima, Outubro de 2007, pp 171

  • Facebook - Grey Circle
bottom of page